Maputo, 4 de Julho de 2025
Suas Excelências Ministros Impissa e Muchanga, numa perfeita harmonia governamental, definem estratégias de digitalização da Administração Pública, avaliam o ecossistema digital de Moçambique, com enfoque na inclusão e referenciam para o processo, o apelativo lema da Agenda 2030 da ONU, “não deixar ninguém para trás.
- Nas suas intervenções, os dois governantes traçaram uma arquitectura balanceada entre as necessidades e as estratégias de respostas da transformação digital.
Destaques:
- Sua Excelência Inocêncio Impissa reiterou a sua visão sobre a digitalização da Administração Pública moçambicana, os desafios nos Órgãos Locais do Estado, no concernente a Infraestrutura, conectividade, acesso às tecnologias de informação e comunicação, literacia digital e alertou sobre os custos de internet continuarem ainda aquém das possibilidades da população e pretende ver o impacto da inovação na melhoria da prestação de serviços ao cidadão, a proximidade do Estado em relação ao cidadão e respostas concretas aos constrangimentos decorrentes de longas filas de espera no acesso aos serviços públicos de massas.
- Por sua vez, Sua Excelência Américo Muchanga garantiu que a expansão da infraestrutura digital alcançará todas as províncias do país, conectando, inclusive, distritos e municípios.
A Transformação Digital é prioritária e deve responder às necessidades urgentes e críticas da população moçambicana, em particular dos jovens, no que diz respeito à criação de riqueza, emprego e desenvolvimento socioeconómico no geral, acrescentou Sua Excelência o Ministro Muchanga.
Adiante, referiu que melhorar a prestação de serviços aos cidadãos, aumentar a eficiência, promover a transparência e reduzir o tempo de resposta às demandas do cidadão constitui uma meta imediata por alcançar.
Todavia, alertou sobre os inúmeros desafios decorrentes da evolução tecnológica, dentre os quais as relacionadas à segurança cibernética, protecção de dados e à inclusão digital;
A cerimónia de abertura contou ainda com a honrosa presença e intervenção de Catherine Sozi, Coordenadora Residente da ONU em Moçambique, Antonino Maggiore, Embaixador da União Europeia, que emprestam a sua experiência e suporte ao processo de digitalização no país.
A conferência contou com uma forte presença dos parteiros da cooperação, os casos do PNUD e da UNICEF, para além do sector privado, destacando-se activamente a CTA e a Vodacom.
SESSÃO 1: ECOSSISTEMA DIGITAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Painés:
A.1: Apresentação dos resultados do projeto Conectando Comunidades,
-Por Cristino Pedraza, Conselheiro Técnico – UNDP.
A.2: Apresentação do estudo “Avaliação do Ecossistema Digital do Sector Público em Moçambique” no âmbito do projecto Conectando Comunidades.
-Por UNICEF/UNDP/Genesis
A.3: Painel de Discussão: Digitalização da Administração Pública.
Oradores: Banco Mundial, MAEFP, CEDSIF, ANAMM
SESSÃO 2: O PAPEL DO SECTOR PRIVADO NA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Painés:
A.1: Apresentação do estudo “Infra-estruturas de “milha intermediária” e “última-Milha” e Oportunidades de Investimento (com o Sector Privado) para Apoiar a Transformação.
Por: União Europeia (UE)
Julian Sesena, Consultor
A.2: Painel de Discussão: O Papel do Sector Privado na Transformação Digital do Sector Público.
Oradores: Nour Mehadji União Europeia, Empresas Nacionais (CTA / PME), Empresa de Comunicação, Luis Neves UEM
SESSÃO 3: LIGANDO COMUNIDADES – INOVAÇÃO DIGITAL LOCAL E IMPACTO NOS ODS
Painés:
A.1: Resultados do projecto em Moçambique (vídeo e testemunhos), província de Nampula.
Por: UNDP / UNICEF/ Provincia de Nampula
A.2: Painel de Discussão: Ligando Comunidades – Inovação Digital Local e Impacto nos ODS: Experiências de Moçambique e do Mundo.
Oradores: UNDP, INCM, Espanha (Andaluzia), (ONLINE)
Massimo Porzi – Itália (Úmbria), Fundo Conjunto ODS Global