MAEFP

Ministério da Administração Estatal e Função Pública

Ministério das Comunicações e Transformação Digital

PRESIDENTE DA REPÚBLICA DIRIGE A I REUNIÃO NACIONAL DOS CHEFES DOS POSTOS ADMINISTRATIVOS

“O Chefe do Posto é o rosto visível e alcançável do Estado nas comunidades”

PRESIDENTE DA REPÚBLICA DIRIGE A I REUNIÃO NACIONAL DOS CHEFES DOS POSTOS ADMINISTRATIVOS

Sob o lema ″Promovendo uma Governação e um Desenvolvimento Sustentável a Partir da Base″ decorre de 13 a 15 de Novembro corrente, na Cidade da Beira, Província de Sofala, a I Reunião Nacional dos Chefes dos Postos Administrativos, cuja sessão de abertura foi orientada pelo Chefe do Estado, Daniel Chapo.

O Ministro da Administração Estatal e Função Pública, Inocêncio Impissa fez a contextualização do evento, tendo destacado a sua importância por ser um momento de interacção directa entre o Presidente da República e os Chefes de Postos Administrativos, para a transmissão das grandes linhas de comando, consolidação da articulação e coordenação entre os diferentes níveis de governação, com vista a servir com eficiência e eficácia os interesses do cidadão.

De salientar que são matérias de debate neste evento, diversos temas, como: Organização e Funcionamento dos Órgãos Locais do Estado;
Uso e Aproveitamento das potencialidades e recursos locais no desenvolvimento local; Fortalecimento da Saúde Pública a Partir da Base; Manutenção e Conservação de Infra-estruturas Públicas do Estado; Comunicação Assertiva no Contexto Moçambicano; Normas do Protocolo do Estado; Tratamento de Informação Classificada. Protecção das Informações Classificadas do Estado Transmitidas através dos Meios Técnicos de Comunicação, Defesa e Segurança, entre outros.
Participam do evento Chefes de Postos Administrativos de todo o país, entre outros convidados e pretende-se com essa abordagem fazer jus a filosofia do Chefe do Estado, de novos métodos de trabalho para obter resultados diferentes com impacto na vida da população.

O evento de três dias serviram também para a socialização e partilha de boas práticas entre estes quadros da Administração Local, mais próximos das comunidades.

Dirigindo-se aos participantes, o Presidente da República disse que a Primeira Reunião Nacional dos Chefes de Posto Administrativo é um marco histórico na trajectória da administração local, precisamente quando o país celebra cinquenta anos da sua Independência, tendo acrescentado que a visão para o presente ciclo de governação assenta no compromisso de edificar as bases da independência económica de Moçambique.

O Presidente da República frisou que os desafios do país exigem do Governo Este uma governação mais participativa que estimule o envolvimento do cidadão na identificação e resolução dos problemas de desenvolvimento a partir da comunidade.

O Chefe do Estado lembrou aos participantes do evento que a Constituição da República consagra a descentralização e a desconcentração como pilares fundamentais da aproximação do Estado e dos serviços públicos ao cidadão e da promoção do desenvolvimento local.

“É no Posto Administrativo onde o Estado marca a sua presença mais activa, permitindo a prestação de serviços básicos de qualidade ao cidadão, num ambiente de participação, consolidação da democracia e da unicidade do Estado”, disse o Presidente da República, tendo acrescentado que o Chefe do Posto é o rosto visível e alcançável do Estado nas comunidades.

Ainda na sua intervenção inaugural do evento, Daniel Francisco Chapo Presidente da República destacou a importância do lema da reunião “Promovendo uma Governação e um Desenvolvimento Sustentável a partir da Base”, pois segundo disse, constitui um apelo à acção, pois é ao nível local onde se encontram as pessoas e os recursos que sustentam o progresso nacional, tendo apelado aos Chefes de Postos Administrativos a serem líderes proactivos, agentes de desenvolvimento, dinâmicos e com capacidade de mobilizar sinergias e parcerias para transformar os recursos e potencialidades, à sua volta, em oportunidades de criação de riqueza e de desenvolvimento do posto administrativo, consequentemente do distrito e da Província.

O Dirigente disse reconhecer as diversas dificuldades que os postos administrativos enfrentam e que o Governo está empenhado na melhoria das condições de trabalho e de vida, através de programas de recuperação económica, recuperação da confiança do país para atrair mais investimentos e a retoma do crescimento económico.

Por sua vez os Chefes dos Postos Administrativos agradeceram pela oportunidade histórica de serem os primeiros membros da I Reunião Nacional dos Chefes dos Postos Administrativos, 50 anos após a Independência Nacional e manifestaram o seu comprometimento com a agenda do Governo, não obstante as dificuldades que enfrentam.

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top