MAEFP

Ministério da Administração Estatal e Função Pública

Ministério das Comunicações e Transformação Digital

GOVERNO LANÇA PROJECTO DE DIGITALIZAÇÃO DAS ESCOLAS NA MACHAMBA DO CAMPONÊS

Mocuba, 17 de Abril de 2025 – O Governo de Moçambique, através do Ministério das Comunicações e Transformação Digital, em parceria com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), procedeu hoje, 17 de Abril de 2025, no Distrito de Mocuba, Província da Zambézia, com o lançamento do Projecto de Digitalização das Escolas na Machamba do Camponês.

O projecto que se insere nas actividades dos 100 dias de Governação, visa modernizar o ensino agrícola com tecnologias digitais, através da promoção da digitalização e inclusão digital a todos sectores e níveis de governação, por forma a que os camponeses tenham acesso a informações em tempo real.

Falando no lançamento do evento, a Secretária Permanente do Ministério das Comunicações e Transformação Digital, Nilsa Miquidade, em representação do Ministro Américo Muchanga, disse que o projecto tem como objectivo o aproveitamento do potencial das Tecnologias de Informação e Comunicação para o aumento da produção e produtividade agraria, garantido desta forma que os agricultores tenham informações relevantes e assistência técnica de forma remota.

Dirigindo aos beneficiários, Nilsa Miquidade, disse ainda que o impacto do projecto vai para além da distribuição de dispositivos digitais, tratando-se de uma revolução na forma como se deve gerir a cadeia de produção e produtividade agrícolas. Enfatizando ainda que digitalizar as “Escolas na Machamba do Camponês” proporcionará, entre vários ganhos, maior fluxo de informação para monitoria das dinâmicas dos processos produtivos, daí ser fundamental que se faça o uso consciente das ferramentas, desenvolvendo soluções digitais para os problemas locais.

Por seu turno, o Representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), José Luis Fernandez, frisou que o objectivo de equipar escolas na machamba do camponês com dispositivos móveis, visa dar acesso a informação ao camponês em tempo real, com destaque para o acesso a informações agronómicas actualizadas, monitoria do clima e riscos ambientais, consulta sobre preços do mercado em tempo real, realização de transacções digitais para compra de insumos, promoção de literacia digital e da inclusão financeiras entre os pequenos agricultores.

O Administrador de Mocuba, Joaquim Fernando Bahar, disse esperar que o projecto deia respostas e aconselhamentos técnicos mais sólidos a ameaças que invadem o sector agrícola, através da maior flexibilidade e conectividade na interacção com os técnicos do sector, produtores localizados noutras regiões e demais intervenientes da cadeia de produção agrícola em prol da melhoria quantitativa e qualitativa da produção agrícola.

Em representação dos beneficiários, Maria Eugénio, disse que o dispositivo vai ajudar a todos agricultores a consultar em tempo real, qualquer problema que for a surgir nas plantas, aliando ao facto de permitir consultar o estado de tempo para que o agricultor saiba se posicionar. Para Maria Eugenia a outra vantagem prende-se com o facto de ajudar a enviar imagens dos produtos agrícolas para o cliente final por forma a avaliar a qualidade do mesmo e facilitar na marcação do preço, sem precisar de se deslocar.

Para o projecto hoje lançado, foram identificados 3000 agricultores beneficiários da digitalização em 13 Distritos nas Províncias da Zambézia (Mocuba, Alto Molocué, Gurué, Namacurra e Nicuadala), Nampula (Angoche, Mulema, Meconta, Mogovolas e Ribaué) e Manica (Barué, Manica e Sussundenga);

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top