DISCURSOS
DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO ESTATAL E FUNÇÃO PÚBLICA, POR OCASIÃO DO DIA INTERNACIONAL DA FUNÇÃO PÚBLICA
- SENHORES MEMBROS DO GOVERNO DE MOÇAMBIQUE, EXCELÊNCIAS;
- SENHOR SECRETÁRIO DE ESTADO NA CIDADE DE MAPUTO, EXCELÊNCIA
- SENHOR PRESIDENTE DO MUNICÍPIO DE MAPUTO, EXCELÊCIA;
- SENHORES SECRETÁRIOS PERMANENTES DE MINISTÉRIOS;
- SENHORES DIRECTORES NACIONAIS;
- CAROS PARCEIROS DE COOPERAÇÃO;
- ESTIMADOS FUNCIONÁRIOS E AGENTES DO ESTADO MOÇAMBICANO, AQUI REPRESENTADOS POR VÓS;
- DISTINTOS CONVIDADOS;
- MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES
- É com imensa satisfação que presidimos a cerimónia alusiva ao Dia Internacional da Função Pública que hoje, 23 de Junho de 2025, se celebra, sob o Lema: “Melhorar a flexibilidade e resiliência das instituições públicas para alcançar uma governação equitativa e responder as lacunas históricas na prestação de serviços”.
- Endereçamos as nossas calorosas saudações aos pouco mais de 464.000 funcionários e agentes do Estado que corporizam a Função Pública moçambicana, que com profissionalismo, dedicação, zelo e espírito de bem servir dão o melhor de si, nos seus sectores de trabalho.
- Permitam-me que, de modo muito especial saúde, em nome de todos os funcionários e agentes do Estado e em meu nome pessoal, saúde à Sua Excelência DANIEL FRANCISCO CHAPO, Presidente da República de Moçambique, por ter integrado na sua intensa agenda de trabalho, a celebração do Dia Internacional da Função Pública e principalmente, por ter endereçado palavras de saudação, de apreço e de encorajamento pela nossa entrega e abnegação, de forma especial, às nossas Forças de Defesa e Segurança e aos jovens Moçambicanos que perfilam na linha da frente no combate ao terrorismo no teatro operacional norte.
Caros colegas, funcionários e Agentes do Estado,
- Este evento acontece há poucas horas em que Moçambique completa 50 anos de independência Nacional, um marco histórico nas celebrações das nossas conquistas colectivas e individuais, que encontraram sustento no primado da UNIDADE NACIONAL.
- Trata-se de um marco histórico que nos deve orgulhar a todos e levar a valorizar o privilégio e a oportunidade que, através da liberdade e da independência nacional, nos tornamos funcionários e agentes do Estado. É, também, um momento de reflexão sobre o passado, o presente e o futuro de Moçambique, com atenções viradas para papel, a nossa importância e o nosso contributo no desenvolvimento do País.
- A celebração dos 50 anos da nossa independência, devem também constituir uma oportunidade para reconhecermos os esforços empreendidos pelo funcionário e agente do Estado visando servir cada vez melhor o cidadão, mas também, para relembrarmos que persistem vários desfios que nos cabem atender e que só podem ser vencidos se trabalharmos unidos e focados para o desenvolvimento de Moçambique e bem estar dos moçambicanos.
- A celebração da nossa independência, é igualmente um momento para reafirmarmos o nosso compromisso com a construção de um mundo mais justo, igualitário e pacífico, onde todos os moçambicanos possam viver com dignidade e respeito.
Caros colegas,
Estimados convidados, minhas senhoras e meus senhores
- O lema definido para as festividades do presente ano está em consonância com as prioridades do nosso Governo, plasmadas no Programa Quinquenal do Governo, viradas para a reforma e modernização da Administração Pública, cuja aposta fundamental é a transformação digital com foco para a simplificação de procedimentos, racionalização de processos e eficiência na Administração Pública, através de serviços mais ágeis, cujo fim último é o de oferecer benefícios ao cidadão, tais como, maior acesso à informação, redução de custos, aumento da transparência, melhoria de prestação de serviços e satisfação das necessidades da população.
- Com efeito, o nosso papel, na qualidade de servidores públicos, é de garantir respostas aos desafios presentes e futuros de desenvolvimento, pelo que somos chamados a combater, de forma vigorosa, a todos os males que enfermam a nossa Administração Pública, com maior enfoque para a corrupção que põe em causa todos esforços até aqui realizados.
10. É preciso termos em conta que o desempenho do Governo, depende em grande medida do desempenho da Administração Pública e este, depende, totalmente, do desempenho dos funcionários e agentes do Estado. Portanto, nós somos o garante da boa ou da má imagem bem como da alta ou da baixa produtividade da nossa Administração Pública e, por conseguinte, do nosso Governo.
- Por isso, apelamos, mais uma vez, para a necessidade de profunda reflexão sobre a nossa actuação enquanto servidores públicos, tendo em conta a dependência que o nosso povo tem em relação a nós e em relação aos serviços que prestamos.
Caríssimos Servidores Públicos,
- A Estratégia da Reforma e Desenvolvimento da Administração Pública continua a apostar na meritocracia, na modernização, na profissionalisação, na desburocratização dos processos administrativos e na integridade dos servidores públicos, visando dar sequência a efectiva melhoria da qualidade de serviços da prestados.
- É nesta base que foi desenvolvido o Portal do Funcionário público, cuja apresentação acabamos de acompanhar. Trata-se de uma plataforma que, como vimos, foi concebida para facilitar a nossa comunicação a nivel da nossa organização, mas também, para flexibilizar respostas às nossas solicitações relativas a nossa situação profissional. É um passo importante que estamos a dar rumo a digitalização de processos e procedimentos que devemos prosseguir nos esforços conjuntos rumo à transformação digital que Moçambique decidiu abraçar.
- É uma ferramenta nova, produzida por quadros nacionais dedicados e empenhados nesta empreitada, e que precisa de melhorar continuamente mas que para isso, a sua utilização massiva por parte dos funcionarios e agentes do Estado deverá ser o motor propulsor para que os melhoramentos possam ter lugar, mediante propostas concretas, críricas e analise dos processoa, a medida que esta for sendo explorada de modo que o portal responda cabalmente as nossas preocupações. (Apresentar a equipa).
- Entretanto, temos a consciencia de que ainda temos muitos desafios pela frente, que passam pela nossa mudança de atitude e de formas de ser e de estar, nos tornando mais proactivos e mais comprometidos com as iniciativas que implementamos e pretendemos implementar.
- Tomamos esta oportunidade para partilhar que, no quadro da digitalização, está em curso a concepção, do portal do cidadão, uma plataforma que visa a convergência de vários serviços públicos “online ” e a disponibilização de informação de vária ordem, com a finalidade de facilitar a vida do cidadão na procura de serviços e respostas rápidas.
- Para tal, outras exigências impõem-se sobre nós, qual seja a melhor gestão dos nossos arquivos para a sua posterior digitalização, de modo a respondermos convenientemente aos actuais desafios da era digital, onde a Administração Publica é chamada a se tornar mais aberta, mais próxima e mais proactiva ao serviço do cidadão.
- Com os avanços das tecnologias, os custos com a gestão e o armazenamento de documentos podem ser cada vez mais simplificados, na medida em que pode-se transformar toda a informação documental do físico para o formato digital e com isso, podemos optimizar a utilização de vários recusros.
- A migração digital, com efeito, apresenta-nos muitas vantagens, tais como, a facilidade de acesso à informação, a capacidade de armazenamento de grandes quantidades de informações em espaços reduzidos e a possibilidade de compartilhar documentos de forma rápida e eficiente.
- O facto é que o contexto em que vivemos hoje, em que o cidadão vai cada vez mais se formando e se informando, exigindo na mesma proporção respostas satisfatórias e céleres à demanda pelos serviços públicos, impele-nos à uma conduta que dignifique a função pública, servindo com um elevado sentido de responsabilidade.
- Por isso, o profissional da Administração Pública hoje, deve estar voltado para o conhecimento, para o saber ser, saber estar e saber fazer, devendo realcionar-se melhor com os outros no contexto da sua actuação em seu local de trabalho e não só.
- Com efeito, a profissionalização é um vector fundamental das reformas em curso na nossa AP, na medida em que visa garantir a implementação de políticas e práticas para munir o FAE de competências, conhecimentos e habilidades necessários para o desempenho cabal de suas funções, bem como de promover um ambiente de trabalho que valorize o mérito e a responsabilidade.
- É nesta perspectiva que pretendemos dinamizar a ESCOLA DE GOVERNO, uma instituição que deverá estar vocacionada à formação e capacitação específicas de servidores públicos, desde o funcionário elementar até aos dirigentes superiores do Estado. Com efeito, a concepção e agora, divulgação do Programa de Capacitação no âmbito da Descentralização tem sido um importante passo concretizado nessa direcção.
- Pretendemos, ainda, através da Escola de Governo, promover a troca de experiência e a partilha de informação e de conhecimento como um mecanismo privilegiado para uma aprendizagem mútua e contínua para o aprimoramento de métodos de trabalho, nas variadas áreas de interesse da nossa AP e não só.
- Assim, devemos, entre outras:
- continuar a profissionalizar a Administração Pública, no sentido de dotar os sectores, de quadros qualificados, melhor enquadrados e com o espírito de servidores do Estado, privilegiando a meritocracia e focados no bem servir;
- envidar esforços para garantir a operacionalização do Sistema Nacional de Gestão Documental (e-SNGD), uma plataforma electrónica cujo objectivo é de assegurar a preservação da memória institucional e o acesso célere à informação;
- cultivar, permanentemente, os valores da ética, da deontologia e da integridade e, deste modo, abster-se de todas e quaisquer práticas desviantes e desabonatórias, tais como a indisciplina, o nepotismo, o desinteresse pelo serviço, a letargia, a procrastinação, as cobranças ilícitas, entre outros males, que desvirtuam a nossa visão colectiva de uma Administração Pública profissionalizada, integra e dedicada à prestação célere de servicos de qualidade aos cidadãos;
Excelências,
Caros funcionários e agentes do Estado
Minhas Senhoras e Meus Senhores
- Renovamos o nosso reconhecimento e agradecimentos a todos os funcionários e agentes do Estado moçambicano, aqui por nós representados, pelo trabalho desenvolvido por cada um, de forma individual e colectiva no cumprimento da nossa missão.
- Encorajamos a todos, unidos numa só força, a prosseguirmos com os ideais de bem servir o cidadão rumo à edificação de uma Administração Pública moderna assente nos princípios da competência e do bem servir.
- Queremos, desejar que as celebrações do dia Internacional da Função Pública e de toda a semana comemorativa, decorram de forma ordeira e que sejam replicadas em todas as instituições da Administração Pública moçambicana.
- Dirigimos agradecimentos e um convinte especial aos nossos parceiros de cooperação que continuem a nos apoiar na nossa causa, de melhoramos continuamente a nossa actuação, pois estarão a contribuir para a materialização das reformas em curso na nossa Administração Pública.
- Dito isto e, em nome do Ministério da Administração Estatal e Função Pública e em meu próprio nome, tenho a honra de declarer aberta a Cerimónia Central e a semana das Celebrações alusivas ao dia Internacional da Função Pública.
Bem haja a todos os funcionários e agentes do Estado
Boas festas
e
Muito Obrigado!