Fachada do Ministério

dia-da-funcao-publica

O dia 23 de Junho, dia Internacional da Função Pública, é celebrado por decisão da Organização das Nações Unidas (ONU), como forma de reconhecer, enaltecer, celebrar e saudar a nobre missão dos Funcionários e Agentes do Estado de servir ao cidadão.

A celebração do dia Internacional da Função Pública decorre da Primeira Conferência de Ministros Africanos da Função Pública realizada em 1994, em Marrocos, na qual foi acordado que o dia 23 de Junho deveria ser celebrado anualmente como dia Africano da Função Pública, por todos os países africanos com um lema e uma mensagem comum transmitida pela Presidência da União Africana. Por decisão da Organização das Nações Unidas, no ano de 2011 passou-se a celebrar o dia 23 de Junho como dia Internacional da Função Pública. Esta data vem sendo comemorada desde o ano de 2008.

Neste ano de 2021 a celebração desta data tem como lema “Construção da África que Almejamos através da Adopção de uma Cultura Ética que Apoie uma Liderança Orientada por Objectivos”.