Fachada do Ministério

ana comaone dirige a reunião de harmonização dos instrumentos de operacionalização dos ifapas

Sua Excelência a Ministra da Administração Estatal e Função Pública, Dra. Ana Comoane, dirigiu a secção de abertura da Reunião de Harmonização dos Instrumentos de Operacionalização dos Institutos de Formação em Administração Pública e Autárquica (IFAPA´s), que contou com a presença dos Directores Nacionais da Gestão Estratégica dos Recursos Humanos do Estado, do Desenvolvimento da Administração Pública e os Directores dos IFAPA´s, que teve lugar no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, nos dias  28 e 29 de Janeiro do ano em curso.

ana comaone dirige a reunião de harmonização dos instrumentos de operacionalização dos ifapas 3

Na ocasião, Ana Comoane saudou a todos Funcionários e Agentes do Estado do Rovuma ao Maputo e do Zumbo ao Índico, lembrando a necessidade de se observar todas as medidas restritivas decretadas pelo Governo, com vista mitigar a propagação da COVID 19.

Durante o seu discurso saudou as decisões acertadas do Governo que visam a profissionalização da Administração Pública, tendo feito alusão que: “Em Junho de 2020, o Governo aprovou a revisão do Sistema de Formação em Administração Pública SFAP, reintroduzindo as graduações de nível médio técnico profissional em Administração Pública.

Esta é uma decisão acertada do nosso Governo  em alinhamento com a ERDAP que orienta no sentido de termos uma Administração Pública Profissionalizante e como tal a necessidade de termos recursos humanos qualificados.

Por todos estes feitos, aproveitamos a ocasião para saudar de forma especial a Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República, pelo empenho e entrega abnegada na busca de soluções que vão ao encontro das necessidades dos funcionários e agentes do Estado, em particular, e da Administração Pública, no geral.”

A reunião contou também com uma apresentação sobre os Padrões de Competência na Administração Pública, feita pelo Dr. Aurélio dos Santos da Autoridade Nacional de Educação Professional, de forma virtual, através das Tecnologias de Informação e Comunicação, que contou com muitas contribuições dos presentes.