Fachada do Ministério

aquando da sua apresentacao publica aos funcionarios do maefp inocencio impissa promete trabalho arduoA Ministra da Administração Estatal e Função Pública, Ana Comoane, apresentou publicamente Sua Excelência Inocêncio Impissa como o novo Vice-Ministro da instituição, numa reunião geral havida no dia 12 do mês em curso.

O acto ocorreu após a tomada de posse como resultado da sua nomeação pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, através de Despacho Presidencial no dia 06 de Fevereiro de 2020.

Na sua primeira intervenção na qualidade de Vice-Ministro, Impissa agradeceu a confiança pela sua indicação ao cargo, prometendo trabalho árduo e pediu apoio para materialização do programa quinquenal do sector.

"Como podem compreender não é fácil dirigir-vos alguma palavra. Mas quero agradecer pela apresentação e saudação e ao PR pela minha indicação porque poderia ter feito a qualquer quadro daqui. Mas podia ter vindo de qualquer outro sector ou do privado. O apoio de todos e de cada um será fundamental para o sucesso que se pretende alcançar. Estou aberto como sempre para que este mandato seja repleto de maravilhas no nosso sector" sublinhou Impissa.

Antes da sua nomeação para o cargo de Vice-Ministro, ele ocupou vários cargos de direcção e chefia no Ministério da Administração Estatal e Função Pública, com destaque para director nacional adjunto de Organização do Território, director nacional adjunto e director nacional de Desenvolvimento da Administração Pública.

O governante exerceu também os cargos de Presidente do Conselho Nacional de Arquivos do Estado desde Fevereiro de 2018; Porta-voz do Ministério da Administração Estatal e Função Pública desde Agosto de 2018; e membro da Equipa Técnica para Implementação do Pacote da descentralização no Ministério da Administração Estatal e Função Pública desde Junho de 2018.

O novo Vice-Ministro é mestre em Administração Pública e Desenvolvimento – Instituto Superior de Relações Internacionais, 2015, Licenciado em Direito pela Universidade Católica de Moçambique – Sistema PBL (Problem Based Learning), 2008 e actualmente encontra-se a frequentar o doutoramento em Direito Público pela Universidade Católica de Moçambique.

Inocêncio Impissa publicou e participou nas seguintes obras: Administração Local Especial – Os princípios da Desconcentração e Descentralização no contexto moçambicano, Manual prático do Direito da Função Pública;Guia dos Administradores; e Manual de formação em matérias de participação comunitária.