Fachada do Ministério

ana comoane e a nova ministra da administrao estatal efuncao publicaO Presidente da República, Filipe Nyusi, nomeou a 18 de Janeiro em curso, Ana Comoane para o cargo de Ministra da Administração Estatal e Função Publica. No seu discurso inaugural na reunião geral, havida no dia 29 de Janeiro corrente, com os membros do consultivo, funcionários do ministério, das instituições tuteladas e subordinadas, a nova Ministra disse que espera muito empenho de todos quadros para superar os desafios que se tem pela frente sobretudo do pacote de descentralização.


"Espero que estes bons quadros continuem a prestar o inestimável apoio que deram a anterior direcção. Vocês perdem um quadro que deu toda sua energia neste ministério, e em sua substituição venho eu que estive em sectores virados a esfera económica. Eu vou aprender de vós, sou uma boa aluna, má estudante não sou, por isso sintam se confiantes. Entro numa fase muito crucial para a implementação do pacote de descentralização. Temos grandes desafios neste quadro e todos somos convidados a dar o nosso máximo" frisou Ana Comoane.


Por seu turno, Carmelita Namashulua, Ministra cessante e actual da Educação e Desenvolvimento Humano, na hora de sua despedida apelou aos quadros presentes para continuarem a dar o máximo à semelhança do anterior quinquénio para que a missão e atribuições do MAEFP se materializem. Apelou ainda a sua sucessora, maior aproveitamento dos quadros existentes no ministério.


Advogada de profissão, Ana Comoane no seu percurso profissional assumiu vários cargos de direcção e chefia. No governo anterior, Comoane foi Vice-Ministra da Cultura e Turismo. Desempenhou, também, a função de porta-voz do Conselho de Ministros.


De 1997 a 2001, foi Chefe de Departamento das Actividades Industriais e Membro do Conselho de Administração Siderúrgica de Moçambique. Entre 2001 e 2003, exerceu o cargo de Chefe de Departamento de Licenciamento e Cadastro no Ministério de Turismo. De 2003 a 2010, assumiu o cargo de directora Nacional de Turismo e foi Coordenadora da equipa responsável pela Legislação do Sector de Turismo.


No mesmo período foi membro do Conselho Superior da Magistratura Judicial, na análise de projectos de Turismo e, de 2002 a 2010, foi Coordenadora do processo de Privatização. De 2010 a 2015, foi Governadora da Província de Manica. Ana Comoane é membro da Ordem dos Advogados de Moçambique desde 2000.